
Para abrir o ano posto, com todo o orgulho, alguns desenhos dos meus alunos da E.M.E.F. Podalírio Inácio Barcellos, Alvorada City. São trabalhos de alunos de 5ª e 6ª série, de idade entre 11 e 14 anos, que dão "banho" de talento e criatividade em muitos barbados e dondocas, metidos a artistas intelectuais, que andam enganando por esse mundão afora. Abro com os desenhos do Celton, 5ª série, que se mudou para Florianópolis. Vai deixar saudades.

Menino franzino, de poucos recursos econômicos, desenhava com um toquinho de lápis e em folhas emprestadas, mas com um talento enorme. Observe os prédios!

Mais um belíssimo trabalho. Observe a composição, textura e contraste do desenho. Mesmo amassado ele guardava os desenhos com carinho. Quando viajou prá Floripa me presenteou com seus desenhos.

Aqui um desenho da Katlem, 5ª série, menina miudinha mas com um desenho grandioso. Note o trabalho de sombreado e a relação figura/fundo.

Este é um desenho do Claudinho, meu ex-aluno, irmão da Ketlem. "Terrível" em aula, mas quando tava com vontade de desenhar ninguém o segurava. Só gostava de desenhar rostos. Desenho de forte cunho expressionista.

Agora os desenhos da Francine, 6ª série, menina que aparentava melhores recursos econômicos, utilizando outros materiais. O seu trabalho com texturas é algo de impressionante.

Neste desenho, Francine me lembra muito os quadros do Gauguin, rico em simbolismo e detalhes. Lindo!

Aqui uma verdadeira obra-prima. A riqueza de texturas, combinação de cores colocam o trabalho num alto nível estético. Grande Francine!

Agora os desenhos do Jackson, 6ª série, também "terrível" em aula (o rei da bolinha de papel), mas um excelente desenhista. Os "terríveis" são, em geral, os melhores desenhistas. Notem a beleza do traço e a árvore do fundo.

Aqui a bela mistura que ele fez com o lápis 6-B e os lápis de cor.

Mais um belo desenho com 6-B de uma releitura para o auto-retrato de Delacroix. Note que ele fez até os "craquelados" do óleo na pintura original.

Para variar, um desenho mais abstrato. Rico em sombras, texturas, contrastes, ou seja, uma grande composição.

Por fim, os desenhos que são um verdadeiro deleite. São de autoria da Jennifer, 6ª série, um doce de menina, com um talento extraordinário e um desenho "demolidor".

Observe a riqueza de simbolismo, de cores, novamente lembrando o grande Gauguin (garanto que ele iria adorar esses desenhos). Simplesmente admirável!

Jennifer, excelente colorista, também manda bem no preto-e-branco. Aqui vai uma pequena amostra.

Aqui um desenho mais escuro, parece noturno. A criatividade na composição é fantástica. Seus desenhos lembram algo de realismo fantásico.

Para finalizar esta série belíssima (um dos post que mais curti fazer), uma verdadeira obra-prima da Jennifer. Aqui parece que ela ao ápice da luz, da cor, da composição e, principalmente, de seu estilo de desenhar as figuras humanas, numa verdadeira
tour-de force. Como professor sou suspeito em comentar, mas não tem como não me emocionar frente a estupendos talentos. Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário