quinta-feira, 3 de junho de 2010

Minhas relíquias III - A Catedral de Notre-Dame



Esta belíssima réplica, com todos os detalhes, foi construída pela minha mulher (Linda) de forma extraordinária. Por quê? Porque ela é feita toda de papel (papercraft); depois foi recortada, dobrada e colada sem manual ou instruções, apenas alguns números e indicações em francês, ou seja, um código quase indecifrável. A Linda levou vários meses até terminar a obra, num verdadeiro exercício de paciência.



Aqui a fachada principal. Na réplica mede 37 cm de altura, mas a original mede aproximadamente mais de 70 m de altura e 130 m de comprimento. Começou a ser construída no século XII e concluída no final do século XIV. As duas torres medem 69 m de altura e subindo 386 degraus pode-se ter uma bela vista de Paris e olhar os gárgulas bem de pertinho.








Detalhe da fachada principal. Na parte inferior os três portais: o Portal de Santa Ana (direita); o Portal da Virgem (esquerda) e o Portal do Julgamento (centro), o mais novo construído. No meio a rosácea, com 13 m de diâmetro, e a sua frente a Virgem Maria e o Menino Jesus.



Tomada lateral. Notem o conjunto de arcos e a pontuda torre gótica. Destaque para o transepto e o frontão com outra linda rosácea. A réplica mede 52 cm de comprimento.










Uma vista de cima para ter idéia do simetrismo do conjunto arquitetônico.













E aqui toda a riqueza de detalhes da parte posterior da catedral. Depois de toda esta aula de arquitetura gótica o que fica mesmo gravado na memória é que nessa igrejinha morou o corcunda de Notre-Dame, o Quasímodo, imortalizado no romance de Vitor Hugo "Notre-Dame de Paris" e nos desenhos da Disney.




















.

2 comentários:

  1. Eae morto!!! depois tu diz que eu é quem sou detalhista. Eu no segundo dia já teria desistido.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não teria saco, mas a Carla é mais teimosa e tem paciência (principalmente prá me aguentar...).

    ResponderExcluir