sábado, 11 de setembro de 2010

Minhas relíquias IV - Quadros do meu tatatatataravô


Esse quadro estava jogado por muitos anos num sótão na casa de uma tia de minha mãe. Segundo informações a tia, quando achou o quadro, passou sapólio para tirar bem a sujeira. Meu Deus! Que falta faz as pessoas conhecerem um pouco de arte e tratar essas peças com o merecido respeito! Mas o quadro apesar de tudo sobreviveu e hoje é uma das minhas maiores relíquias. Segundo dados familiares, esse quadro foi pintado por um antigo ascendente meu, de parte materna, um tal de Zimerman. Seria meu tio tatatatataravô ou algo por essa época, já que o quadro provavelmente foi pintado no final do século XIX ou no começo do XX. Só sei que ele era um pintor alemão e talvez tenha pintado o quadro aqui no Brasil, no sul, pela temática do quadro, uma cena regional gaúcha.
O quadro parece ser muito influenciado pelo estilo Romântico, e a pincelada lembra muito o grande pintor francês Delacroix. A cena, também bastante romântica, mostra uma clareira com um clima de suspense, já que uma onça pintada aproxima-se perigosamente do acampamento sendo observada por uma figura que parece ser um gaúcho, ou algo parecido. A pintura deve ter uns cem anos ou mais.

Para acompanhar, essa belíssima figura feminina, em guache, realizada pelo mesmo pintor (já postado nesse blog). Nesse caso a culpa foi minha por deixar o quadro exposto a goteiras na minha antiga casa, o que fez a pintura escorrer (pensei que fosse uma reprodução e não um original). Mesmo assim a beleza e a técnica continuam surpreeendentes. Quando será que foi pintada, e quem seria a modelo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário