sábado, 20 de novembro de 2010

Os desenhos de Paulo Ricardo G. Coelho


Paulo é meu aluno de artes da 6ª série, turma 64, da Escola Podalírio em Alvorada. Essa escola é uma verdadeira fonte de talentos artísticos. Pena que não é possível desenvolver ainda mais esses talentos, ou por falta de vontade política (criação de oficinas e outros espaços adequados para atelieres) ou por própria ignorância e menosprezo pela arte. Bem, vamos aos desenhos:

Adoro esse desenho acima. A linha enxuta da figura humana (estilo Matisse), e principalmente o fundo, de linhas cruzadas, em que ele utiliza um certo tipo de sombra.


Incrível que, sem conhecer Picasso ou Matisse, Paulo desenha formas muito parecidas com as dos mestres citados. Mais um desenho em que o fundo combina harmonicamente com a figura. Isso foi inspirado numa tela de Ingres; o desenho de cima foi em Velázquez.





Aqui Paulo começa a criar o seu estilo, ou melhor, uma marca. A maneira de utilizar o lápis para fazer as texturas, cada uma num sentido diferente, dá um certo movimento na composição geral do desenho.















O trabalho de cores detalhado da figura e o fundo colorido passando como se fosse uma "tempestade" iriada.











O belo tom de azul e, novamente, o trabalho cuidadoso da disposição das texturas fazem a vida desse desenho. Seu trabalho é muito caprichoso e cuidado, nada foge do planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário