sábado, 2 de maio de 2020

"A Casa de Usher" (2020)

"Faz muitos anos que eu não desenhava uma história em quadrinhos de terror. Desenhar histórias em quadrinhos foi uma das minhas primeiras experiências artísticas, quando eu tinha uns 13 ou 14 anos;  gostava de desenhar baseado nos antigos filmes de terror que eu via na televisão, de madrugada: Drácula, Frankenstein, Lobisomem, Múmia, e seus lendários atores: Bela Lugosi, Boris Karloff, Lon Chaney Jr... Também colecionava as HQ de terror nacionais, da editora Taika, onde conheci os trabalhos de Jayme Cortez, Shimamoto, Ignácio Justo, e o meu favorito: Nico Rosso. Várias vezes tentei desenhar o conto "A Queda da Casa de Usher", de Edgar Allan Poe, o meu conto favorito até desse escritor. Várias vezes comecei e depois de alguns quadrinhos abandonava o projeto porque não achava que estava bom como eu queria (geralmente desistia quando tinha que desenhar cavalo, porque saía sempre ruim... Hahahaha!!). Agora, nessa quarentena forçada, voltei a desenhar e para minha própria surpresa consegui finalizar "A Casa de Usher", depois de mais de 40 anos...!"
O estilo de desenho é uma mistura de influências da vários artistas que me marcaram por todos esses anos: Jayme Cortez, Ignácio Justo, Shimamoto, Nico Rosso e Tom Sutton...
O ambiente é carregado de sombras e formas alongadas, que também é influência do cinema expressionista alemão da década de 20 e dos filmes B de Roger Corman...
O roteiro é meu numa adaptação livre, com doses extras de criatividade...
Essa última página ficou ruim por causa de meu scaner. O desafio era de desenhar o conto em apenas quatro páginas e pela primeira vez, depois de 40 anos, terminei essa história em quadrinhos...

Achei também (nos meus arquivos) a mesma história que desenhei na década de 80, e que não foi concluída...


Nenhum comentário:

Postar um comentário