
Josiele é minha aluna da turma 64, 6ª série, da escola Podalírio em Alvorada. Tímida e quietinha numa turma terrivelmente barulhenta, ela consegue produzir desenhos maravilhosos, num estilo próprio, com muita personalidade.
Nas minhas primeiras observações eu achava que Josiele "riscava" muito o fundo do desenho.

Conforme foram sucedendo os desenhos, pude observar a importância que tinha o volume de linhas na composição do trabalho. Não era apenas aleatório.

Conforme seu estilo cristalizava-se, Josiele foi experimentando novos elementos na composição de sua textura. Aqui ela coloca tinta branca de corretivo (na vela) para conseguir novos efeitos.

Gosto muito da expressividade de seu desenho, da maneira quase "raspada" na qual as formas brotam no papel.

Aqui uma de suas obras-primas. Infelizmente não é possível apreciar virtualmente o incrível trabalho de textura desse desenho; a robustez da forma lembra um desenho rupestre e, principalmente, o grande mestre da chamada "arte bruta", Jean Dubuffet.

Nesse último desenho, feito na última aula, pode-se observar uma evolução na construção da forma, uma figura mais elaborada, mas sem descuidar, logicamente, a sua principal característica de texturas fortes e coloridas no fundo da composição. São desenhos de verdadeira personalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário