sexta-feira, 30 de julho de 2010

Xilogravuras


Dando sequência a minha série de gravuras, hoje posto algumas xilos (gravuras esculpidas na madeira) feitas em meados da década de 1990.



Pra começar um autorretrato do artista.











Detalhe de uma grande xilo (grande em tamanho). Por natureza a xilo é muito ligada ao movimento expressionista (o cavar na madeira) e com o preto e branco a gravura se torna ainda mais dramática. O tema aqui é um pastor de alguma dessas igrejas exorcizando algum fiel (fato que estava em crescimento naquela época).



Com poucas incisões essa gravura foi feita. A base em vez de madeira foi usado linóleo (uma espécie de superfície emborrachada). Já havia feito um quadrinho em preto e branco sobre o mesmo tema.










Gravura inspirada num poema de Edgar A. Poe, "O Corvo", que também foi tema de um quadro que havia pintado anteriormente.





Gravura tirada de um desenho de uma história em quadrinhos de terror, dos anos 60, do grande mestre Nico Rosso, o rei dos contrastes em preto e branco; um grande desenhista, hoje completamente esquecido e pouco conhecido para a maioria das pessoas.








Aqui a minha xilo mais experimental. A partir da imagem à esquerda, fui trabalhando uma variedade de cores e formas.




Uma sequência da gravura anterior, no processo de criação em busca de novas possibilidades. Além de novas cores a forma chega aos limites da abstração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário