sábado, 19 de janeiro de 2019

Pinturas de novembro de 2018

Final de novembro, faltavam 3 dias para acabar minhas férias. Estava muito a fim de pintar mas todos os esboços e ideias que eu havia separado não me agradavam, ou estimulavam; então estava sem nenhuma ideia inicial para colocar na tela. Comprei uma tela um pouco maior e resolvi "atacá-la" sem nenhum prévio esboço ou estudo anterior, simplesmente na intuição e improviso, e em menos de uma hora havia terminado o quadro. Uma explosão de cores e muita liberdade expressiva nas pinceladas e na composição.
Com o sucesso no desenvolvimento e processo dessa pintura, não quis parar e comprei outra tela, das mesmas dimensões, 100cm x 70cm, e ataquei no dia seguinte, pintando da mesma forma, de improviso e intuição. O resultado foi outro, também bom, demorou mais tempo, o tema continuava no abstrato mas não foi tão "selvagem" como o anterior.
Como a coisa estava funcionando inspirada, comprei mais uma tela, do mesmo tamanho, e parti para a terceira pintura, no meu último dia de férias. Com o mesmo propósito de atuação no improviso e intuição, essa última tela fechou como algo mais solidificado, mais formal, saindo do abstrato em busca de elementos mais estruturados. Foi o final desse ciclo, que do "fogo" da primeira tela foi se cristalizando para um conjunto mais fechado e menos dinâmico, mas que destacou bem as cores e os contrastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário