sábado, 17 de julho de 2010

Os desenhos de Luis Filipe Pereira


Luis Filipe é meu aluno da 6ª série (T:62), na Escola Podalírio, em Alvorada. Seu talento para o desenho é extraordinário, de linguagem própria, e estilo marcante. Confiram alguns desenhos que ele produziu, este ano, nas aulas de arte.
Suas imagens gráficas são baseadas em pinturas de artistas famosos. No desenho acima ele se inspirou nos quadros de Degas.





Criatividade é uma de suas características; formas sólidas flutuando no ar nos remete a tendências surrealistas (ele ainda não conhece os pintores surrealistas), lembra sutilmente as pinturas de Magritte.





Desenho inspirado numa tela de Ingres. Assim como Picasso, por exemplo, ele brinca com as formas, de maneira livre e espontânea, criando imagens significativas e até mesmo perturbadoras.















Num maravilhoso desenho em preto e branco, além das formas características, ele explora texturas diversas e tons de cinza, o que demonstra maturidade na crítica da composição.



Um de seu desenhos que mais gosto. Imagino isso num mural grandioso. O animal alado e a figura abaixo me lembra muito o trabalho de Picasso (que ele ainda desconhece), e toda a trama da cena, dramática, tem algo de muito primitivo, quase religioso.


















Figuras totêmicas que lembram muito a arte egípcia (o rosto de suas figuras geralmente trazem esse perfil). Assim como Picasso trazia nas suas figuras as máscaras africanas, Luís Filipe nos traz perfís egípcios, o que nos lembra também as pinturas de Gauguin, até mesmo pelo uso do laranja em grandes planos da composição.











Mais um belo desenho, em preto e branco, que define bem
o seu estilo: as figuras de perfil, as texturas e os contrastes acentuados, e a liberdade criativa e complexa da composição. Apesar de toda a textura sólida de tijolos e pedras, o seu desenho é leve, com pulsação e movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário